Páginas

quinta-feira, 28 de março de 2019

SEMANA DA ALIMENTAÇÃO

A Escola Estadual José Alves de Assis de Caseara, finalizou a Semana da Alimentação  com culminância de projeto, que teve como objetivo  conscientizar  sobre o desperdício de alimentos, sobre a importância  dos alimentos orgânicos (frutos e frutas da nossa região) e estudar  sobre  a per  capita de cada alimento da merenda escolar. Foi realizada ainda uma palestra sobre a alimentação saudável pela professora Milena Birche Richard.

Com várias apresentações inseridas na programação, a escola José Alves de Assis tem se destacado pela forma aglutinadora com que atua. Integrando a comunidade ao ambiente escolar




Para a professora Katia Sirlene Martins “ a ação foi de grande relevância porque despertou nos educandos  o não desperdício da Alimentação.  A apresentação da pirâmide alimentar  demonstra a  classificação dos alimentos e a importância de todo a cadeia produtiva, até os componentes nutritivos, enfatizando os conceitos curriculares da Ciência da Natureza”, falor a professora.










A Aluna Beatriz Rodrigues da Cruz da turma 7.01 enfatizou que a “culminância do projeto nos trouxe um novo olhar sobre a importância nutritiva dos alimentos, da sua conservação e da prática do não desperdício, disse.

Atendendo o ensino fundamental, a Escola tem matriculados 392 alunos. 178 no período matutino e no Vespertino,  214. A escola está jurisdicionada à Diretoria Regional de Paraíso.







quarta-feira, 27 de março de 2019


Jovens lançam apostila com mais de 30 redações nota mil no Enem 2018


Acesse o link

https://g1.globo.com/educacao/noticia/2019/03/27/jovens-lancam-apostila-com-mais-de-30-redacoes-nota-mil-no-enem-2018.ghtml

Servidores da Regional de Paraíso participam de estudo conjunto voltado para práticas educacionais

Durante o evento, a diretora Regional de Paraíso destacou que a ação valoriza o trabalho pedagógico das escolasDurante o evento, a diretora Regional de Paraíso destacou que a ação valoriza o trabalho pedagógico das escolas - Divulgação / Governo do Tocantins
Cleiriane comentou que o momento foi importante devido ao tempo de adaptação à BNCCCleiriane comentou que o momento foi importante devido ao tempo de adaptação à BNCC - Divulgação / Governo do Tocantins
O diretor da Escola Estadual Paulina Câmara falou da importância da reunião pedagógica no momentoO diretor da Escola Estadual Paulina Câmara falou da importância da reunião pedagógica no momento - Divulgação / Governo do Tocantins
Diretores e coordenadores pedagógicos das escolas jurisdicionadas à Diretoria Regional de Educação (DRE) de Paraíso do Tocantins participaram na manhã desta terça-feira, 26, de um estudo em conjunto no plenário da Câmara Municipal de Paraíso. A ação teve o objetivo de subsidiar a realização de formação continuada nas unidades escolares, que ocorrerá no dia 30, e abordou outras temáticas como: Projeto Político Pedagógico; BNCC na Prática; Avaliação, Recuperação e os Indicadores.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi abordada com foco nas metodologias. Além disso, foram expostos métodos atuais de avaliação e as propostas pedagógicas construídas em cada unidade escolar para alcançar índices satisfatórios de avaliações externas e formação de alunos capacitados.


A diretora Regional de Educação de Paraíso, Meyrivane Teixeira Santos Arraes, enfatizou que a ação valoriza o trabalho pedagógico das escolas. “O estudo foi pautado no fortalecimento do Projeto Político Pedagógico (PPP), formação continuada, avaliação e os indicadores das escolas, BNCC na prática e sugestões metodológicas para os professores. Foi um trabalho norteador para a realização da Formação Continuada que será realizada ainda nesta semana”, frisou.



Cleiriane Carlos Neves, coordenadora da Escola José Alves de Assis, de Caseara, comentou que a ação reforça o compromisso com os estudantes. “O estudo foi extremamente válido devido ao tempo de adaptação da nova BNCC, que reformula diversos procedimentos educacionais, e, esse corpo a corpo, a preocupação nos detalhes, leva um novo entusiasmo às nossas escolas diante do compromisso que temos com nossos alunos, frente das habilidades e competências,” disse.


Já o diretor da Escola Estadual Paulina Câmara, de Barrolândia, Marco Aurélio de Moraes, falou da importância da reunião pedagógica no momento. “Dá-nos um norte para a formação continuada que acontecerá nas escolas no dia 30 de março, para entendermos melhor a BNCC, explicada na prática pelos assessores. Tudo isso vai nos permitir elaborar com maior precisão no planejamento das aulas que serão ministradas dentro das novas metodologias implícitas na BNCC”, finalizou.
ESTUDO

ALUNOS DA APAE DE PARAÍSO APÓS APRESENTAÇÃO DE DANÇA

PROFESSORA DEUSIRENE MAGALHÃES

ASSESSORA IDELNEIDES ARAÚJO

RAFAEL  AGUIAR JOVEM EMBAIXADOR

PEDAGOGA MARIA TOLENTINO


quinta-feira, 21 de março de 2019


CERCA DE 42 MIL ESTUDANTES PARTICIPAM DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DA REDE ESTADUAL NOS DIAS 21 E 22 DE MARÇO
CEM J. ALVES DA ASSIS/PARAÍSO
Objetivando analisar a qualidade do aprendizado na rede estadual, a Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) começa a aplicar hoje, dia 21 de março, a avaliação diagnóstica do Sistema de Avaliação do Estado do Tocantins (Saeto). As provas são destinadas aos alunos do 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental e dos anos finais do ensino médio: 3ª série regular e integral, 3º período da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da 4ª série do médio integrado. A aplicação das provas acontecerá também no dia  e 22.
As turmas de 2º e 5º anos do ensino fundamental serão avaliadas as áreas do conhecimento de Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias; as turmas de 9º ano do ensino fundamental, as turmas de 3ª série, 3º período EJA e 4ª série integrado nas Áreas de Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias Ciências da Natureza e Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Conforme a titular da Seduc, Adriana Aguiar, além de avaliar a qualidade do ensino e da aprendizagem na rede estadual, a partir dos resultados do Saeto, será possível o estabelecimento de metas para a melhoria do ensino ofertado nas escolas estaduais do Tocantins.  Além disso, as avaliações são instrumentos para direcionar os currículos escolares em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 
Nas Unidades Escolares jurisdicionadas à  Diretoria Regional de Educação de Paraíso, as provas começaram  dentro do planejado, seguindo todos os parâmetros previamente programados para que todas as metas estipuladas pela SEDUC TO venham ser alcançadas.
COL. EST. AMÂNCIO DE MORAES
A Diretora  da Escola CEM José Alves de Assis Delúbya Melo de Moraes enfatizou: “Avaliar, sem dúvida é um desafio. E é visando superar este desafio que unimos forças. A Diretora Regional de Educação de Paraíso Meyrivane  Teixeira Arraes construiu junto às equipes diretivas das Unidades Escolares estratégias para envolver  servidores, alunos e famílias, para que a aplicação da SAETO acontecesse com a participação do maior número possível, tendo como foco principal o sucesso no desempenho dos nossos estudantes”, disse a professora.

COL EST. JOÃO DIAS SOBRINHO
COL. EST. DAVID BARBOSA ROLLINS
COL. EST. JOSÉ NÉZIO RAMOS

INST. PRESB. VALE DO TOCANTINS



terça-feira, 19 de março de 2019


https://seduc.to.gov.br/noticia/2019/3/15/cpm-de-paraiso-realiza-chamada-geral-para-passagem-de-comando-da-unidade-escolar/


ESCOLA MILITAR DE PARAÍSO REALIZA CHAMADA GERAL PARA PASSAGEM DE COMANDO

DIRETORIA REGIONAL DE PARAÍSO REALIZA CAPACITAÇÃO (SGD) COM SERVIDORES


 A  Diretoria Regional de Educação de Paraíso realizou nesta terça-feira dia 19/03, Capacitação SGD para Secretários e Auxiliar de Secretarias das Escolas de Barrolândia.

O que é o Sistema de Gestão de Documentos – SGD? Para que ele serve?
O SGD é um sistema que permite iniciar processos, criar e editar documentos, tramitar processos para múltiplas unidades e realizar todas as tarefas necessárias para a análise e os despachos necessários a todos os processos administrativos. Trata-se de um sistema seguro, que funciona por meio da web e está disponível a todos os órgãos do Estado.
O SGD é um sistema que operacionaliza o Processo Administrativo Eletrônico. Ele foi adquirido pelo Estado em 2011 e foi implantado em todos os órgãos em 2012, quando foi abolido o "caderninho de protocolo". Mas até então o sistema foi utilizado apenas para registros dos trâmites dos documentos e processos, pois nem todos os órgãos estavam digitalizando os documentos ou mesmo criando documentos digitais assinados eletrônicamente com certificado digital. A partir da publicação do decreto estadual que regulamentará a utilização do SGD e instituirá a política de processo administrativo eletrônico no Estado, poderemos efetivamente começar a modernizar os trâmites processuais, implantando o processo eletrônico, sem necessidade do processo físico em papel.



Já é utilizado por uma série de órgãos do Executivo, Legislativo e Judiciário no Brasil, tais como: Senado Federal, Petrobrás Distribuidora SA, Ancine - Agência Nacional do Cinema, ANP - Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Ministério da Ciência e Tecnologia, ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil, ANA - Agência Nacional de Águas, Caixa Seguros, Rede Energia, CEMEF - Secretaria Municipal de Finanças de Manaus, dentre outros.
Segundo o Formador da Capacitação Professor Leandro Maia, "a dedicação e o empenho dos servidores faz a diferença  no aprendizado sobre o aplicativo", disse o professor.




terça-feira, 12 de março de 2019


DIRETORIA REGIONAL DE PARAISO HOMENAGEIA SERVIDORAS NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Como forma de reconhecimento pelo papel da mulher em todos os campos de atuação e em específico na educação da Diretoria Regional de Educação, a Diretora Meyrivane Teixeira Arraes juntamente com a equipe gestora, proporcionou um breve momento de homenagens a todas as servidoras lotadas nesta Diretoria, pelo Dia Internacional da Mulher.



Recepcionadas com música ao vivo com temática específica, as homenageadas participaram de  momento de reconhecimento e coffee break preparados para abrilhantar o dia das mulheres, em uma homenagem altamente justificável, pelo importante papel desempenhado pelas mulheres em todas as áreas de atuação.



















EQUIPE GESTORAS  DA  DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO E UNIDADES ESCOLARES DE PARAÍSO REALIZAM REUNIÃO DE TRABALHO


Para tratar de assuntos relacionados ao ensino-aprendizagem, gestores de escolas e equipe da DRE de Paraíso se reuniram no auditório da Diretoria.
Além dos Diretores de Unidades Escolares, participaram Coordenadores Pedagógicos e servidores da DRE, aprimorando caminhos direcionados pela SEDUC-TO, e encontrando soluções práticas para efetivar os novos direcionamentos que norteiam a educação  no Tocantins.








Encerram nesta semana as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

A Olimpíada oferece muito material de estudos para os alunos inscritos na OBMEPA Olimpíada oferece muito material de estudos para os alunos inscritos na OBMEP - Elias Oliveira/Governo do Tocantins
Esta é a última semana para as escolas inscreverem seus alunos na 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2019. As inscrições encerram na próxima sexta-feira, 15, e podem ser feitas no portal www.obmep.org.br.
Podem participar alunos de escolas municipais, estaduais, federais e particulares que estejam matriculados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e no ensino médio. A participação de alunos de escolas públicas é gratuita, e os estudantes das escolas privadas pagam uma taxa no valor de R$ 4,00 por cada participante.
Os estudantes inscritos terão acesso a um vasto material de estudos e, por meio do Portal Obmep do saber, terão acesso a exercícios de Matemática e de Física, a materiais interativos e a videoaulas.
Neste ano, será distribuído um total de 575 medalhas de ouro, 1.725 medalhas de prata, 5.175 medalhas de bronze e até 51.900 menções honrosas e serão premiados alunos, professores, unidades de ensino e secretarias de educação.
Provas
A primeira fase da Olimpíada será realizada no dia 21 de maio, com a aplicação de uma prova de múltiplas escolhas. Os alunos classificados nessa prova participarão da segunda fase prevista para ser realizada no dia 28 de setembro.
Homenagem aos indígenas
A novidade deste ano é que todo o material publicitário da Olimpíada traz imagens da cultura indígena, como homenagem à população indígena brasileira, no Ano Internacional das Línguas Indígenas, instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).
Premiados no Tocantins
Em 2018, o estudante Ryan Alves Teixeira, da Escola Estadual Professora Aldenora Alves Correia, de Tocantinópolis, ganhou a medalha de ouro. E oito alunos alcançaram medalhas de prata, 65 foram premiados com medalhas de bronze e 274 estudantes receberam Menção honrosa.
Fonte: Ascom/SEDUC

Escolas da Rede Estadual de ensino jurisdicionadas à DRE de Paraíso realizam planejamento

Professores em formação e planejamento em Paraíso
Professores em formação e planejamento em Paraíso - Divulgação / Governo do Tocantins
Professores em formação e planejamento em ParaísoProfessores em formação e planejamento em Paraíso - Divulgação / Governo do Tocantins




As escolas, jurisdicionadas à Diretoria Regional de Educação de Paraíso (DRE), participaram, no dia 9, do segundo momento de formação e planejamento para as escolas estaduais da DRE. O objetivo do trabalho foi refletir sobre a prática das ações pedagógicas realizadas nos primeiros meses do ano letivo de 2019.
No momento, foram discutidas e refletidas propostas quanto ao planejamento, tendo como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O trabalho com os docentes foi acompanhado pelos técnicos pedagógicos nas escolas da sede da Regional, e as ações desenvolvidas nas escolas fora da sede foram mediadas a distância.


Começa período de inscrição para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Já estão abertas as inscrições para alunos e unidades escolares que desejam participar da 15ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de março, no portal www.obmep.org.br.
Podem participar estudantes matriculados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e ensino médio, de escolas públicas e privadas.




A Obmep tem a finalidade de contribuir com a melhoria da qualidade da educação básica, promovendo o acesso de alunos a materiais didáticos de qualidade, como também identificar jovens talentos e incentivar o ingresso em universidades nas áreas científicas e tecnológicas.
Para os estudantes de escolas públicas, a inscrição da Obmep é gratuita, e para os alunos de escolas privadas está sendo cobrada uma taxa no valor de R$ 4,00 por pessoa.
As provas da Obmep serão realizadas em duas fases: a primeira é composta por provas objetivas e a segunda será uma prova discursiva. A prova da primeira fase está prevista para ser realizada no dia 21 de maio.
Premiação
Neste ano, serão concedidos aos participantes um total de 575 medalhas de ouro, 1.725 medalhas de prata, 5.175 medalhas de bronze e 51.900 menções honrosas, observando os critérios do Regulamento da Obmep. Serão premiados alunos, professores, escolas e secretarias de educação. Para as instituições de ensino serão premiadas 540 escolas conforme o desempenho dos alunos.
Premiados no Tocantins
No ano passado, o estudante Ryan Alves Teixeira, da Escola Estadual Professora Aldenora Correia, de Tocantinópolis, ganhou medalha de ouro. O Tocantins contou com oito medalhistas de prata, 65 medalhistas de bronze, 274 alunos receberam o Certificado de Menção Honrosa e 17 professores foram premiados com diplomas de homenagem e livros de apoio para o ensino da Matemática.
A Secretaria da Educação, Juventude e Esportes incentiva a participação de alunos e das escolas nas olimpíadas escol
Jovens embaixadores retornam dos Estados Unidos com propostas para estudantes

Após 21 dias de intercâmbio nos Estados Unidos, os jovens embaixadores Rafael Aguiar Moraes, de Paraíso, e Ana Gabriela Alves Guerra, de Araguaína, retornaram ao Tocantins com as experiências adquiridas e com ideias de projetos a serem implantados para estudantes.
Rafael Aguiar foi aluno do Instituto Presbiteriano Vale do Tocantins, de Paraíso do Tocantins, jurisdicionado à Diretoria Regional de Educação de Paraíso. Ana Gabriela estudou no Colégio Pré-Universitário, de Araguaína.
O nível intelectual cognitivo dos estudantes tocantinenses está melhorando a cada ano. Isso foi um dos motivos que fez aumentar o número de candidatos selecionados para o programa Jovem Embaixador.
Conforme Maria da Conceição Ranke, coordenadora do Programa Jovem Embaixador no Tocantins, o nível de conhecimento dos candidatos vem melhorando a cada ano. “A seleção dos candidatos é bem rigorosa, e os participantes conseguiram responder ao que foi solicitado com sucesso. A desenvoltura dos candidatos nas modalidades de escrita, oralidade, escuta e fala foi muito boa”, destacou.
Ao todo, 50 candidatos brasileiros foram para a missão nos Estados Unidos neste ano de 2019. Eles participaram de diversas atividades, destacando-se visitas a escolas e projetos, atividades de voluntariado e, como representantes da juventude brasileira nos EUA, fizeram apresentações sobre o Brasil, sua cultura e seu povo.
O resultado do trabalho é a apresentação de um plano de ação na área de justiça social e voluntariado, para ser implementado em suas comunidades após o retorno ao Brasil.
Para Ana Gabriela Alves Guerra, o programa proporcionou uma grande oportunidade. “Eu adquiri novos conhecimentos, aprimorei meus conhecimentos sobre a língua inglesa, e agradeço muito à Secretaria da Educação do Estado pela oportunidade”, disse.
Segundo Rafael Aguiar, vários fatores foram importantes para sua classificação. “Considerei essencial a oralidade na hora da seleção. Há também situações que fazem parte do processo como o trabalho voluntário, eu faço parte de uma ONG que recolhe cães de rua e os coloca para adoção”, disse.
O jovem embaixador, que tem como uma de suas aspirações ser professor de matemática, considera que aprendeu muito sobre projetos sociais, “melhorar a sociedade em vários aspectos com a implantação de projetos fez parte das ações desenvolvidas durante a missão”.
Rafael Aguiar já está com o projeto “Tutoring for college”, que tem como objetivo contribuir para a preparação de estudantes ingressarem no ensino superior com mais facilidade. É um incentivo a mais para quem deseja melhorar o conhecimento e ingressar nas universidades.
Conforme Raimunda Gomes de Aguiar, mãe do Rafael Aguiar, atribuir a responsabilidade à pessoa pode fazer a diferença para o sucesso nos estudos. “Sou a principal responsável pela orientação dos meus três filhos, já que há 16 anos eles perderam o pai. Trabalho com eles sobre as responsabilidades que cada um deve ter. Rafael sempre foi um menino muito dedicado e responsável com os estudos. Participou de um curso de inglês que, em um ano de duração, passou a ser instrutor. Estou muito feliz”, afirmou.
De acordo com Adriana Pereira Aguiar, Secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes,  experiências como essa contribui para uma aprendizagem que vai além do conhecimento da língua inglesa. “É uma questão que engloba, de forma interativa, a relação sociológica dos estudantes ao conhecer outras culturas”, ponderou.
A secretária Adriana Aguiar sugeriu que seja feito um trabalho voltado para resgate do que foi feito com os outros jovens embaixadores. “É interessante fazer um resgate do trabalho dos outros estudantes que já participaram do programa Jovens Embaixadores. E que nesse trabalho sejam relacionadas dicas e orientações importantes  para os estudantes, e concretizado em material de trabalho a ser desenvolvido em todo o Estado”, finalizou. 

Prêmio Mercosul oferece 2.000 dólares para projetos de iniciação científica do ensino médio


Os estudantes do Tocantins que estão matriculados no ensino médio e nos cursos profissionalizantes podem se inscrever na categoria Iniciação Científica do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia, que oferece a premiação de 2.000 dólares e troféu, e o trabalho desenvolvido pelo aluno ou equipe de estudantes poderá ser divulgado em livro publicado pelas entidades organizadoras. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de maio, exclusivamente pelo endereço www.premiomercosul.cnpq.br.

Neste ano, o tema será Indústria 4.0, e os trabalhos devem abordar uma das três linhas de ação: a primeira é Inovação, tecnologias disruptivas (que provoca interrupção de um segmento normal) e novos modelos de negócios; a segunda é Agricultura 4.0 e a terceira é Manufatura avançada e futuro do trabalho.
O Prêmio definiu as categorias Iniciação Científica (ensino médio), Estudante Universitário; Jovem Pesquisador; Pesquisador Sênior e Integração. Na modalidade de iniciação científica, também poderão participar alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), matriculados em instituições públicas e privadas, que tenham até 25 anos. Os estudantes poderão contar com a ajuda de um professor orientador.
O Prêmio Mercosul é uma iniciativa da Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do Mercosul e de órgãos ligados à ciência e tecnologia dos países membros. O objetivo é reconhecer e valorizar os melhores trabalhos de estudantes, jovens pesquisadores e de equipes de pesquisas que representam uma contribuição para o desenvolvimento científico.
A divulgação do prêmio foi realizada de forma simultânea nos países membros e associados ao Mercosul, que são: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail premio@cnpq.br e nos sites mailto:www.premiomercosul.cppq.br e www.recyt.mincyt.gov.ar.