Páginas

quinta-feira, 23 de maio de 2019

Cursistas do Profuncionário participam de solenidade de formatura em Paraíso

Diretoria Regional de Educação de Paraíso realiza formatura de cursistas do ProfunciárioDiretoria Regional de Educação de Paraíso realiza formatura de cursistas do Profunciário - Seduc / Governo do Tocantins
Meyrivane Teixeira Arraes, diretora regional de Educação, de Paraíso, ressalta a importância das parcerias e do compromisso de todosMeyrivane Teixeira Arraes, diretora regional de Educação, de Paraíso, ressalta a importância das parcerias e do compromisso de todos -Seduc / Governo do Tocantins
Cursitas na solenidade de formatura do Profuncionário em ParaísoCursitas na solenidade de formatura do Profuncionário em Paraíso -Seduc / Governo do Tocantins
A Diretoria Regional de Educação (DRE), de Paraíso, realizou na terça-feira, 21, na sede da Igreja Presbiteriana Vale do Tocantins, de Paraíso, a formatura de quatro turmas dos cursos Técnicos em Alimentação Escolar, Infraestrutura Escolar, Multimeios Didáticos e Secretaria Escolar. Os cursos são do Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público (Profuncionário).
Os formandos pertencem às redes estadual e municipais de educação dos municípios de Abreulândia, Barrolândia, Cristalândia, Chapada de Areia, Lagoa da Confusão, Marianópolis, Monte Santo, Paraíso do Tocantins e Pium. Os cursistas se formam em cursos técnicos de formação para funcionários da educação, que tem como objetivo profissionalizar servidores.
A emoção dos cursistas e seus familiares, pela conquista, marcou momentos do evento, que foi prestigiado por autoridades como prefeitos, vereadores, secretários de educação e diretores de escolas dos municípios citados.
De acordo com Meyrivane Teixeira Arraes, diretora regional de Educação, de Paraíso, a parceria e o compromisso de todos foram o diferencial para a conquista. “O envolvimento de todos no projeto de formação tornou possível essa conquista de conhecimento, que é inalienável, e estabelece novas plataformas de atuação para todos. Esses formandos, durante dois anos, adentraram no mundo do conhecimento dentro dos cursos ofertados”, ponderou. 
Para Maria Sirlene Nascimento Silva e Marilda Cabral Pinto, tutoras dos cursos, “o momento é de extrema alegria pela conquista de um diploma, que muito tem a acrescentar nas carreiras profissionais de cada um”, destacaram as tutoras.
Os cursitas ainda participaram de um momento denominado “Aula da saudade”, em Paraíso, onde vivenciaram um dia de lazer, proporcionado pelos parceiros dos cursos para todos, com música ao vivo, comidas especiais e banhos de piscinas do clube da Associação Atlética do Banco do Brasil de Paraíso.
Para Marcilene silva, cursista de Paraíso, a formação contribuiu para um crescimento geral. “O aprendizado durante todas as etapas do curso contribuiu não só para o crescimento profissional, mas também para o pessoal”, comentou.
Segundo, Laís Lorrana, cursista de Cristalândia, os cursos enriqueceram o conhecimento de cada um. “Nos dois anos de curso, foi possível acrescentar inúmeros saberes profissionais e pessoais. A partir desse curso, outros farão parte do aprendizado contínuo, que enriquece a caminhada de cada um”, finalizou.
23/05/2019 - 14:09 - Abrão de Sousa / Governo do Tocantins










ESCOLAS JURISDICIONADAS À DIRETORIA REGIONAL DE PARAISO SÃO DESTAQUES NO PROJETO ESCRAVO, NEM PENSAR!



Resultados finais do projeto Escravo, nem pensar no Tocantins - 2018. O projeto preveniu 181.024 pessoas do trabalho escravo, por meio da implementação de projetos educacionais em 287 escolas de 92 municípios tocantinenses. 

Esta foi a primeira ação de prevenção ao trabalho escravo em nível estadual a ser realizada no Tocantins. Graças ao empenho de todos, fortaleceu-se a rede de enfrentamento a essa prática criminosa. 

As responsáveis  pelo projeto na DRE Paraíso:  Wesliane Gonçalves de Souza e apoio da Ana Paula Meneghetti Rodrigues.

Todas as escolas receberam formação a  respeito do projeto e o kit ENP! Para desenvolver as ações. Em 2019 as UEs foram aconselhadas incluir o ENP! No PPP e continuar com as ações.
Confiram os detalhes do projeto na publicação Escravo, nem pensar! no Tocantins no link abaixo


http://escravonempensar.org.br/enp-previne-181-mil-do-trabalho-escravo-no-to/

sexta-feira, 3 de maio de 2019

Professores de Paraíso participam de formação da Olimpíada de Língua Portuguesa

Professores de Paraíso participam de formação da OLP Professores de Paraíso participam de formação da OLP - Seduc / Governo do Tocantins
Professora Lenice Santiago declama poema na formaçãoProfessora Lenice Santiago declama poema na formação - Seduc / Governo do Tocantins
Com o tema da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP), O lugar onde vivo, os professores de língua portuguesa das redes estadual e municipal da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Paraíso participaram da formação, na terça-feira, 30, com quatro gêneros textuais.
O trabalho visa proporcionar subsídios para os professores criarem situações em sala de aula, que permitam aos alunos um contato maior com os gêneros textuais como poema, memórias, crônicas, e artigo de opinião; além do documentário, que é novidade na Olimpíada este ano.
Segundo Ana Goreth Santos, assessora de currículo de língua portuguesa, o trabalho proporcionou reflexões entre os participantes. “Estudo, troca de experiência e reflexão fizeram parte da metodologia aplicada na formação. Isso traz amadurecimento para a realização do trabalho com os estudantes em sala de aula”, destacou.
Ainda segundo Ana Goreth, “o momento foi relevante para todos, devido ao trabalho ter acontecido em parceria com as redes de ensino estadual e municipal”.
Milla Correa Silveira, assessora de língua inglesa, participou da formação, segundo ela, “a expectativa é que os professores consigam desenvolver a competência comunicativa dos estudantes nos âmbitos leitura, fala e escrita”, destacou.
Para a professora Deusirene Magalhães, a OLP proporciona o aprimoramento dos estudantes no conhecimento dos quatro gêneros textuais. “É uma oportunidade para os alunos se aprimorarem no estudo dos gêneros literários que circulam na nossa sociedade. Esta versão da olimpíada conta o gênero documentário que proporciona o uso da linguagem audiovisual. Um desafio é fazer da cultura digital um espaço de produção literária de narrativas digitais”, ponderou.
Segundo Meyrivane Teixeira Arraes, diretora regional de educação de Paraíso, o trabalho fortalece a prática pedagógica dos professores. “Proporciona o fortalecimento da prática pedagógica dos professores, com as metodologias inovadoras aplicadas ao desenvolvimento do trabalho com os gêneros textuais trabalhados”, finalizou.