Nos dias 21 e 22 de janeiro
aconteceu o Encontro de Formação Presencial e reunião pedagógica com Diretores,
e Coordenadores pedagógicos, jurisdicionadas à Diretoria Regional de Paraíso. Participaram:
26 diretores (as), 41 coordenadores pedagógicos (as), 2 Secretários, 1 Orientador
Educacional, Assessores de Currículo, Formação e Avaliação da Aprendizagem, Assessores
de Supervisão e Fortalecimento da Gestão, Assessora da EJA, Campo
Quilombola e Diversidade, Assessora de
educação indígena, Assessora de Educação Integral, Assessor do Ensino
Fundamental e Médio, Assessor de Desporto, Cultura e Arte, Assessor Regional de
Gestão Pedagógica e Educacional, Diretora Regional, num total de 86
participantes.
O encontro teve duração de
16 horas, incluindo as orientações gerais sobre a implementação do Documento
Curricular do Tocantins - DCT, sobre o Projeto Político Pedagógico – PPP, Orientações
sobre o início do ano letivo e oficinas pedagógicas por área de conhecimento,
para uso efetivo do DCT como currículo oficial nas escolas.
Iniciou com as boas vindas,
realizada pela Diretoria Regional, Meyrivane T. Santos Arraes e a Coordenadora
de Gestão Pedagógica, Idelneides Ribeiro de A. Conceição, logo após o
devocional com o Supervisor Cláudio, em seguida o Técnico do Desporto Patrick
realizou uma dinâmica de ginástica laboral com todos os presentes.
Após a entrega dos Kits do
DCT aos diretores das escolas, foi realizada a apresentação do Documento,
começando pela leitura de algumas partes do Guia de implementação pela pedagoga
do Currículo Deusirene Magalhães, fazendo uma dinâmica de leitura e colagens de
tarjas pelos participantes sobre as Competências do diretor, do coordenador, ao
professor e a todos os envolvidos. Após
o intervalo foi o momento de falar sobre as metodologias, uma vez que para
colocar em prática o DCT precisa-se focar em métodos que levem os alunos a
participarem ativamente de suas aprendizagens. Nesse sentido, fizemos a
apresentação do tema Metodologias Ativas, iniciando com a dinâmica: conheço, conheço
um pouco, Não conheço. Após sondar o
conhecimento prévio dos participantes foi realizada a metodologia rotação por estações,
a qual teve a participação dos assessores de currículo. Os textos das estações
foram sobre tipos de metodologias ativas para conhecimento e leitura.
Na
tarde do dia 21 e na manhã do dia 22 o grupo foi dividido por sala para
participarem das oficinas por área, sendo:
Linguagens
e suas tecnologias: as Assessoras Francyara Francelino, Milla
Silveira, Nátilia Poliana, conduziram as atividades iniciando como uma Dinâmica
de conhecimento sobre o DCT de língua portuguesa e sobre a BNCC, logo após
realizaram a dinâmica de rotação sobre os conhecimentos da área de linguagens; Apresentação
do slide sobre a organização do DCT, na área de linguagem e em seguida as
mudanças no organizador de Língua Portuguesa, slide sobre a estrutura de língua
portuguesa no documento, apresentou também sequência didática e modelo de plano
de aula, como deve ser estruturado a partir da implantação do DCT, passou ainda
um vídeo esclarecedor sobre a BNCC e o ensino de Língua portuguesa.
Educação
Física: o Técnico de desporto, Patrick Sérgio, iniciou falando
da estrutura do DCT para o componente curricular, com um slide esclarecedor e
logo após apresentou um exemplo de uma sequência didática para educação física,
apresentando a relação entre as competências gerais, especificas e habilidades
envolvidas na atividade, e realizou a aula na prática sobre alongamento e
aquecimento.
Ciências
Humanas e sociais aplicadas: A assessora Wesliane,
iniciou com um slide sobre a área, falando da estrutura dos componentes da área
no DCT. A atividade prática fez uma relação entre as competências gerais,
específicos da área, explorando como estão organizados no DCT. Apresentou uma
sugestão de trabalho “dominó geográfico”, “Metodologia de um plano de aula.
Criando um jornal escolar”.
Matemática
e suas tecnologias: O Assessor Arlindo, no primeiro momento
explanou o DCT no componente matemática, leitura das partes introdutórias do
DCT; apresentou as principais mudanças, falou também sobre a progressão das
habilidades nos anos séries, a avaliação e o entendimento das habilidades,
objeto de conhecimento e metodologias para que o ensino de matemática contemple
uma aprendizagem significativa. Após apresentar toda a estrutura do DCT para
matemática passou para uma atividade prática, mostrando a progressão de uma
habilidade a partir do 6º ao 9º ano, mostrando o que cada ano é necessário
desenvolver. A atividade mão na massa foi realizada com malha quadriculada,
sementes de feijão e planilha do Excel, de modo que mostrou como pode ser
desenvolvida uma aula eu que o aluno tenha possibilidades de desenvolver o
raciocínio lógico e matemático, falou também da importância do letramento
matemático.
Ciências
da natureza: a assessora Denise realizou no momento
inicial, dinâmica de rotação de uma sequencia didática contemplando a
habilidade do 6º para o primeiro bimestre, na qual a assessora propôs a
realização da experiência de separação de misturas, homogêneas e heterogêneas, onde os participantes puderam vivenciar
como os estudantes podem desenvolver a habilidade na prática. No segundo
momento apresentou a estrutura de ciências da natureza no DCT, as principais
mudanças, a progressão das habilidades e os informes gerais da área, já falou
também sobre a feira de ciências e o projeto de sustentabilidade e saúde.
No período vespertino do dia
22, foi repassado um slide sobre as orientações pedagógicas para o ano início
do ano letivo de 2020, pela supervisora Magnólia, que repassou muito bem todos
os itens, necessário sobre o início do ano, neste momento houve a fala também
da Diretora Regional reforçando os itens como cumprimento da hora atividade e
outras providências. Esse momento houve
também a explanação do documento da equipe gestora, que seguirá as mesmas
orientações de 2019, só que as escolas que ainda não conseguiram trabalham com
o plano da dupla gestora à contento, no ano de 2020, será intensificado o
trabalho para que haja o cumprimento das metas.
Após o intervalo da tarde
apresentou-se um vídeo com a música de Gonzaguinha “sementes do amanha” que
trouxe uma reflexão sobre a importância de cada um como sementes na escola,
implantando o DCT e ajudando nossos estudantes
construírem um mundo melhor.
Em seguida a coordenadora do Ensino
Fundamental e Médio, Nátila Poliana, apresentou um slide explicando muito bem a
implementação do PPP para 2020, as perspectivas, o que deve ser acrescentado
este ano, deixando claro que o PPP é um documento vivo na escola, todos
precisam participar do mesmo, bem como na execução de suas ações.
Os dois dias foi um momento
muito importante de estudo e discussão para toda a equipe gestora e pedagógica
da DRE e das Escolas, sobre como iniciar mais um ano letivo com
responsabilidade, estudo, companheirismo, parceria em prol de uma educação de
qualidade para toda a Regional e no Estado. A equipe se colocou à disposição em
ajudar as unidades escolares no que for necessário para a realização das ações
propostas. A Diretora Regional encerrou o evento às 17:30 horas agradecendo a
todos e fazendo um avaliação verbal sobre o encontro. A avaliação foi envida
aos participantes através de um link de formulário do Google Docs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.